Startup Lisboa lança segunda edição do Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano, agora para todo o país

premioJV2020.png

A Startup Lisboa abriu candidaturas para a segunda edição do Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano e alargou o seu âmbito para empreendedores portugueses e estrangeiros com atividade em Portugal. As candidaturas estão abertas até dia 30 de agosto de 2020 em startuplisboa.com e o prémio é de 10 mil euros.

Poderão candidatar-se empreendedores ou equipas de empreendedores que tenham fundado uma startup em Portugal há menos de cinco anos e cujo negócio seja inovador, que incorpore tecnologia e que seja escalável. O prémio, que era antes acessível apenas a empreendedores com atividade em Lisboa, passa agora a ter um âmbito nacional.

“Acreditamos que ao abrir esta distinção a empreendedores em todo o país, ganhamos a oportunidade de descentralizar o prémio e ele sai seguramente mais valorizado”, explica Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa.

O objetivo é apoiar empreendedores que se tenham destacado pelo seu desempenho na fase de criação ou de expansão dos seus negócios. Os critérios de avaliação das candidaturas são: visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.

A vencedora da primeira edição do prémio foi Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowd, plataforma inteligente de dados para Inteligência Artificial e Machine Learning, nascida e incubada na Startup Lisboa. Daniela distinguiu-se pela sua capacidade de liderança da DefinedCrowd que deu provas de crescimento a vários níveis: na faturação, que multiplicou por dez, e na equipa, que passou de 30 para 140 colaboradores, distribuídos por quatro escritórios em três continentes.

Daniela Braga será um dos elementos do júri do prémio deste ano, que será constituído por pessoas de reconhecido mérito dentro do ecossistema - empreendedores, investidores, parceiros e associados da Startup Lisboa.

O prémio será entregue a 25 de Setembro, dia em que decorrerá também o Demo Day da Startup Lisboa, evento anual onde as startups da incubadora se apresentam a investidores, órgãos de comunicação social e à comunidade.

Esta edição do Prémio conta com o apoio financeiro dos fundadores da Startup Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio Geral. O prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano foi criado pela Startup Lisboa em 2019, para homenagear João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da incubadora, e para promover um espírito empreendedor e de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o seu potencial do negócio e perfil de liderança.

SULx