Blend e Swee vencem 4ª edição do From Start-to-Table

Blend e Swee vencem 4ª edição do From Start-to-Table

Blend, uma aplicação desenhada especificamente para a gestão de bares e restaurantes, e Swee uma marca que se foca na criação de produtos vegan e saudáveis, foram as startups vencedoras da edição deste ano do From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração. 

A Blend é uma ​​aplicação de gestão de equipas desenhada especificamente para bares e restaurantes. Foi idealizada há três anos, por Constantinos Samuel, oriundo do Chipre, após se aperceber das ineficiências ocorridas em bares e restaurantes de amigos, ao nível da gestão da equipa. O objetivo da Blend é ajudar proprietários e gerentes a agendar, comunicar e gerir a sua equipa de forma eficaz poupando tempo e custos.

A Swee, fundada por Diogo Valente e Tiago, de Portugal, foi criada em julho de 2021 como marca de produtos vegan e saudáveis, depois de se terem apercebido de uma falha no mercado entre a relação preço/qualidade dos produtos vegan. A visão da marca é tornar o estilo de vida saudável acessível para os consumidores mantendo o sabor e textura dos produtos comercializados. Estes podem ser encontrados em supermercados convencionais e nas lojas da Uber Eats.                                       

Blend e Swee venceram cada uma 10 mil euros e acesso direto a incubação na Startup Lisboa por seis meses. Os dois projetos foram selecionados, de entre os 22 finalistas, tendo em conta a diferenciação do modelo de negócio, a qualidade da equipa, assim como a capacidade de implementação do projeto, inovação no processo ou produto, impacto potencial no setor da restauração, potencial para o crescimento e escalabilidade, performance e progresso durante o programa e, no caso de conceitos de restauração ou novos produtos de F&B, o impacto social e ambiental que aportam.

O júri, presidido por Miguel Fontes, Diretor Executivo da Startup Lisboa, integrou ainda Céline Abecassis-Moedas (Diretora Académica do CTIE - Center for Technological Innovation and Entrepreneurship, da Universidade Católica Portuguesa),  Nuno Fernandes (General Manager & Head of Growth da Zomato Portugal), Rui Miguel Nabeiro (CEO da Delta Cafés), Sandra Peixoto (Corporate Social Relations da Sociedade Central de Cervejas), Sérgio Guerreiro (Senior Director do Turismo de Portugal), Tânia Calçada (Product Innovation Area Manager da Sonae MC) e Tiago Quaresma (Vice-Presidente da AHRESP e administrador do Valor do Tempo Group).

Esta edição contou com uma iniciativa muito relevante para o programa, através da criação do Zomato Lab - um laboratório dinâmico que permitiu aos participantes do programa identificar de forma mais rápida algumas tendências do setor e disponibilizar uma série de métricas muito relevantes, referentes ao comportamento de um universo de 40 mil restaurantes e de mais de um milhão de utilizadores da startup, há mais de sete anos no mercado. 

Esta foi a quarta edição do programa, que contou com projetos inovadores nas categorias de: Tecnologia para Restauração e Novos Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis

Ao longo de oito semanas, os empreendedores dos projetos selecionados trabalharam na prototipagem e validação do seu produto e tiveram também acesso a especialistas do setor, mentores  e investidores através de webinares, debates, talks e mais de 150 horas de mentoria. Entre estes estão representantes de players centrais do ecossistema da restauração em Portugal que são fundamentais para a concretização do programa, como a Delta Cafés, Sociedade Central de Cervejas e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

KEY NUMBERS DO PROGRAMA

Ao longo das três últimas edições, o programa contou já com mais de 400 candidaturas, de mais de 30 países, e foi responsável pela aceleração de mais de 90 projetos e negócios. Esta  edição, para lá de empreendedores nacionais, contou ainda com a participação de empreendedores provenientes de todo o mundo.

Ao longo do programa:

  • + 400 candidaturas

  • + 30 países

  • + 90 projetos

Sobre esta edição (2021):

  • Candidaturas:

    • 45% na categoria de “Tecnologia para Restauração”;

    • 55% na categoria de “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”; 

    • 55% candidaturas foram de projetos estrangeiros;

  • Projetos participantes:

    • 22 finalistas seleccionados para participar no programa de aceleração;

    • 36 empreendedores participantes: 

      • 28% são de Portugal; 

      • 72% são estrangeiros, de 12 nacionalidades: Brasil, Chipre, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, México, Países Baixos, Quénia, Rússia e Suécia.

OS VENCEDORES DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES

2020

NoSho: é uma aplicação que vem acabar com os no-shows. É uma solução que procura combater os lugares vazios em restaurantes ao mesmo tempo que ajuda os clientes a encontrar uma mesa de última hora. 

Tiger & Bean: tem a missão de criar alternativas mais saudáveis de produtos como o chocolate em pó e leite com chocolate, utilizando um produto desconhecido pelo mercado de massas, a junça.

2019

Miap: uma plataforma digital para pedidos e pagamentos em apenas 30 segundos, em restaurantes, bares e hotéis. 

Kitchen Villages: uma rede de contentores-cozinha que permite o aluguer de um espaço de produção num modelo kitchen-as-a service.

Fumeiro do Mar: um projeto que produz iguarias fumadas naturalmente a partir da cavala e da tainha, oferecendo ao mercado a possibilidade de diversificar o consumo de peixe, de forma sustentável. 

2018

Why Not Soda: uma marca de refrigerantes biológicos feitos em Portugal, que firmou uma parceria com a Delta após passar pelo programa. 

Breadfast: uma empresa  de entrega de pequenos-almoços ao domicílio, adquirida em maio de  2019 pela EatTasty.

Tempjobs: um marketplace de trabalhadores independentes para a indústria da hospitalidade, que funciona em tempo-real.

PARCEIROS DO FROM START-TO-TABLE

O programa reúne o apoio de uma extensa rede de parceiros e profissionais do setor, incluindo vários mentores de reconhecida experiência no mercado, como gestores de grandes marcas da indústria da restauração, que acompanham os participantes durante todo o programa. 

O From Start-to-Table é apoiado pelo Turismo de Portugal e conta também, desde a sua primeira edição, com o apoio da Delta Cafés, entidade associada da Startup Lisboa. A Delta Cafés tem-se destacado como uma empresa de aposta contínua na inovação e sustentabilidade, seja no lançamento de novos produtos, seja no apoio a startups que atuam no setor .  


A par do Turismo de Portugal e da Delta Cafés, também a Sociedade Central de Cervejas, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), o Hotel Marriot Lisboa, a Inter Magazine se mantêm parceiros da iniciativa. Este ano, juntou-se ao programa a Zomato Portugal, como Data Partner, e a Host como Bronze Partner.

SULx