Obrigado João!

Obrigado João!

Ontem despedimo-nos do João. Hoje começamos a honrar a sua memória e o seu legado. Um legado onde as palavras, fazer, acreditar, arriscar, inovar e criar  ganharam vida própria aqui na Startup Lisboa, pela mão de todos aqueles  que, inspirados e, sobretudo, apoiados pelo João, se deixaram contagiar pela sua incrível energia. Foram e são, muitos os que  se atreveram e atrevem,  a dar forma a ideias e projetos, muitos dos quais hoje são orgulhosamente apresentados como o exemplo do país tecnologicamente evoluído e inovador que ambicionamos ser. Um país que o João sempre acreditou estar ao nosso alcance e pelo qual se bateu com toda as suas forças.

É por acreditarmos que o seu exemplo foi, é, e continuará a ser um motivo de inspiração e de confiança para todos os que ousam fazer que decidimos criar o Prémio Empreendedor do Ano “João Vasconcelos” que visa reconhecer e premiar anualmente, de entre os empreendedores das atuais startups e alumnis da Startup Lisboa, aquele ou aquela que se destaque pelas suas contribuições para a comunidade de startups e para o ecossistema nacional.

Esta é, certamente  a primeira, de várias  outras iniciativas  que iremos promover para homenagearmos o João.  Mas, hoje , quisemos começar já a honrar a sua memória e o seu legado pela voz de muitos dos fazedores que aqui, na Startup Lisboa, com ele se cruzaram.

Obrigado João!

Miguel Fontes
Diretor Executivo


Mais vale feito que perfeito:

Miguel Santo Amaro, Uniplaces: " (...) O João será sempre sinónimo de paixão, ambição e amizade. O João era uma força da natureza, transportava consigo o espírito do empreendedor, a ambição de fazer, sem medos ou burocracias. Foi um irmão mais velho para mim em Lisboa - acolheu-me na Startup Lisboa e daí para a frente foi um exemplo de como fazer acontecer. Foi o nosso porta-estandarte para o empreendedorismo em Portugal e no mundo. (...)"

João Neves, Sensi: "(...) O João foi quem esteve por detrás do Momentum e de uma mudança enorme na minha vida. (...) Foi provavelmente a primeira vez em que senti que havia mesmo espaço para o meu sonho em Portugal e alguém que acreditasse nele. (...)Senti um alívio enorme também para a minha família que - largamente afetada pela crise que o país havia passado - sentia que eu não ia travar sozinho a luta que a minha teimosia não me deixava desistir. (...) 
Obrigado João pela tua enorme contribuição no que a minha vida se tornou! Obrigado João por não teres deixado tantas pessoas como eu desistirem dos seus sonhos por nenhum motivo!"

Jaime Jorge, Codacy: "I have a hard time counting the times Joao Vasconcelos touched my life. I think it’s because he embraced me. He took me in as his and pushed me as an extension of himself. First time I met Joao Vasconcelos was in an interview to join Startup Lisboa. I was a bit anxious as it would mean to have a first office in downtown Lisbon. The interview took exactly 2 min and he told me that I was now part of Startup Lisboa. Few things have been so exciting in my life as that moment was. That was a bit who Joao was. A connector. The glue that bound us together. Larger than himself and everyone around him. (...)"

Mads Faurholt-Jorgensen, ComparaJá: "João Vasconcelos you were the big reason for why Portugal is a big part of my heart today. Thank you for everything you did for me, Portugal and entrepreneurs everywhere. You will always be missed ❤️❤️❤️ lots of love. RIP"

Ricardo Nunes, O Benefício: " "Mais vale feito que perfeito". Esta é a frase que sempre me ecoa na mente quando me lembro do João Vasconcelos. A sua obra fala por si e a sua vida também. Obrigado João por tudo o que o que deste ao nosso país, cidade e à comunidade de empreendedores. O meu coração está com a Isabel, com os teus filhos, a tua famíla e os teus amigos. A vida, por vezes, é tão injusta. Até sempre João."

Paulo Solinho Barbosa, Facestore: "Até Sempre João! Continuamos incrédulos com a tua partida. Tão prematura.. Tão cheia de porquês!! Foste um verdadeiro líder e uma fonte de inspiração para a nossa geração e para as próximas que ainda estão por vir. 
Os nossos corações estarão contigo e com a tua família. Estou certo que aonde estiveres continuaras a ser uma força da Natureza. Até sempre Amigo!"

Francisco Lopes da Fonseca, Prodto: "(...) Deixaste uma marca que os teus filhos e Isabel terão sempre muito orgulho, pelo ser humano gigante que sempre foste e pelos milhares de profissionais que te seguem como exemplo de determinação e capacidade de mover montanhas em nome de ideais maiores! (...) Cá estaremos sempre para dar continuidade e dignificar o trabalho que iniciámos, com muito orgulho na amizade profissional e pessoal que construímos! Até já João Vasconcelos!"

Mónica Pena Ferreira, Monica Lisbon Rentals: "João Vasconcelos, vais fazer muita falta! Para além de um excelente ser humano, foste o melhor Chief Happiness Officer de sempre e um grande Amigo! Nunca nos vamos esquecer de ti, da tua obra, da tua família e de que “feito é melhor que perfeito”! 😉 Obrigada por tudo 💔💔💔 Descansa em paz 🙏"

Samuel Martins, Prodsmart: "É um dia triste para Portugal. João Vasconcelos, obrigado pelos empurrões que deste ao país, à indústria e ao empreendedorismo nacionais. Os muitos que ajudaste não te vão esquecer."

DefinedCrowd: "Hoje também estamos de luto. O João Vasconcelos foi um grande líder com o qual tivemos o gosto de trabalhar enquanto estivemos incubados na Startup Lisboa. Um entusiasta e grande impulsionador do ecossistema de inovação português, que tinha uma visão ímpar da indústria, e que nos inspirou e certamente continuará a inspirar."

Mariana Duarte Silva, Village Underground Lisboa: "Sempre acreditaste no Village mas sabias que não ia ser o negócio mais rentável do planeta e isso incomodava-te. Tive de convencer-te que eu seria feliz a fazê-lo mesmo que isso não significasse “growth ou return on investment” e todas as outras coisas ligadas às “techs” que tu tanto defendias. Por isso mesmo, por seres sempre sincero e directo ao assunto, eu tinha-te como o mentor da minha vida profissional. (...)
Do meu lado, querido João, tudo farei para homenagear-te na minha vida profissional e pessoal. Até já sei como o vou fazer. Lembras-te quando dizias que eu tinha de conseguir abrir o portão da Avenida da Índia senão o “negócio não rentabiliza”? Daqui a poucos dias quando finalmente abrir essa porta, ela terá um nome, o teu."

Pedro Oliveira, Landing.Jobs: “É uma perda enorme, não faz sentido. Mas ele fez muito, foi na Startup Lisboa que cresci, foi a minha casa e foi ele que fez aquilo. Nunca te esqueces disto, o sentimento é de agradecimento, mas vai deixar muitas saudades. Há muita coisa por fazer ainda, mas ele tinha uma frase: “Mais vale feito do que perfeito” e foi o que ele fez. Pode não ter ficado perfeito, mas fez. É um sentimento um bocado inglório, porque havia muito por fazer. É engraçado que o João estava sempre a vender para fora as empresas, fossem elas quais fossem, só tinham de ter uma coisa em comum: serem portuguesas. A Web Summit veio para cá muito por culpa dele e há-de haver tantas outras empresas que fizeram o mesmo e que não sabemos. Ele era um dinamizador da marca e deixou legado, sem dúvida”.

Academia de Código: "Foi em Janeiro de 2015 que o João Vasconcelos veio pessoalmente abrir-nos a porta do 1º Dto do 81 da Rua da Prata. Entregou-nos então a chave do espaço que viria a ser o nosso primeiro campus e decidiu - como era tão próprio dele e do seu gigantesco entusiasmo por rebeldes com uma causa - entregar-se também por completo à nossa visão de que Portugal tinha pessoas incrivelmente talentosas no desemprego que só precisavam da oportunidade certa para o provar. (...) Daquele que está com os seus para o que der e vier. É assim que estamos, João. E é assim que vamos continuar. Obrigada por tudo."

Shifter: "(...) O João foi, desde cedo, um apaixonado pelo empreendedorismo e por quem tivesse vontade de arriscar, fazer, e perder ou ganhar. Não era um mero director ou gestor, procurava saber como os projectos estavam e como se estavam a desenvolver. Pela Startup Lisboa fez muito; recorrentemente lá ia à sala (e a todas as outras), mostrar a incubadora a quem a ia visitar. Empreendedores, visitantes, políticos, investidores, gestores de empresas… Sabia sempre descrever todos os projectos, fazer aquele pitch curto que para os empreendedores nem sempre é fácil. (...) Obrigado. Não sei se vais receber este agradecimento que provavelmente peca por tardio. Obrigado por teres sido dos primeiros a acreditar em nós, continuaremos a vingar o espírito que despertou essa crença."

Tiago dos Santos Carlos - Crowdprocess/Prodsmart: "(...) "We have better in Portugal", dizia, sobre qualquer coisa que lhe mostrassem fora daqui, a qualquer pessoa que o tentasse impressionar. Fosse quem fosse, fosse o que fosse, fosse onde fosse. (...) E nós ríamos, sem perceber bem que nos estávamos a rir da nossa própria pequenez, tacanhez, e a típica falta de auto-estima em tudo o que é nacional, incluindo nós próprios. (...) Mas ele acreditava mesmo. E acreditava em nós. Mais do que nós, até.
E se calhar era isso que faltava. Alguém que acreditasse. Alguém que trabalhasse e dissesse a quem quisesse ouvir: "We have better in Portugal". Até ser verdade. Porque é.
O João foi provavelmente o primeiro português a acreditar em unicórnios. E, também muito graças a ele, não será o último. Agora, vai lá "passear que está um dia fabuloso".(...) À tua, João Vasconcelos! 🍷"

Anthony Douglas, Hole19: "You were like a brother man! João Vasconcelos - gonna miss you! RIP."

NewsletterStartup Lisboa