Inauguração da Impact House

No passado dia 23 de abril foi inaugurada a Impact House, o mais recente projeto da ImpacTrip e que se assume como o Hostel mais sustentável de Portugal.

O evento contou com a presença de parceiros sociais e ambientais, empresas clientes e figuras importantes como a Secretária de Estado do Turismo, Dra. Ana Mendes Godinho; o Presidente do Turismo de Portugal, Dr. Luís Araújo; o diretor da Startup Lisboa, Dr. Miguel Fontes; o presidente da JF da Estrela, Dr. Luís Newton; o Diretor Municipal de Economia e Inovação da CML, Dr. Paulo Soeiro de Carvalho; e o Vogal do Conselho diretivo do Turismo de Portugal, Dr. Carlos Abade.

A Impact House surgiu naturalmente quando a ImpacTrip procurava soluções para alojar os seus voluntários no verão. O espaço é alugado à Associação Resgate que assim tem mais uma ajuda à sua sustentabilidade financeira.

A Impact House fica na Rua do Possolo 16, na Estrela, e conta com 42 camas dividias por nove quartos (cinco dormitórios, três duplos e um single), , quatro casas de banho, uma sala comum de estar e para fazer refeições, uma cozinha industrial onde preparam as refeições, uma outra cozinha que os hóspedes podem usar livremente e um terraço com 72 metros quadrados.

Para além das iniciativas mais comuns como o uso de lâmpadas LED, energia renovável ou reciclagem, a Impact House desenvolveu projetos inovadores baseados na economia circular e em parceria com dezenas de instituições locais que estão integrados na base do próprio funcionamento do Hostel. Alguns exemplos são a reciclagem de mobílias antigas e utilização de desperdícios de madeiras para mobilar os quartos; criação de uma loja para venda de produtos de instituições, doação de bens e partilha de oportunidades de voluntariado ocasional, produtos de limpeza ecológicos ou compras a granel. Além disso, no terraço cresce uma horta vertical e foi criado um espaço para fazer compostagem de modo a aproveitar desperdícios de comida e até material como o cartão, para produzir fertilizante natural para a horta. Vão ainda acontecer várias atividades como ioga, workshops variados ligados à sustentabilidade e alguns eventos culturais e sociais, abertos à comunidade de forma gratuita.

Entre os projetos mais inovadores estão a criação de um ciclo fechado de transformação de embalagens de plástico em novos produtos com o envolvimento dos clientes, através de uma máquina movida por uma bicicleta.

Os valores variam entre os 15€ em dormitório e os 50€ em quarto privado, por noite com pequeno almoço incluído. As reservas podem ser feitas através do email impacthouse@impactrip.com.

 

Sobre a ImpacTrip:

 A ImpacTrip é um Operador Turístico que promove experiências de Turismo Responsável em Portugal. Após uma viagem pela Ásia, na qual descobriu que o turismo responsável era cada vez mais crescente, Rita Maques decidiu que este era exatamente o tipo de experiência que queria trazer para Portugal. Quando regressou a Portugal conheceu o Diogo Areosa e, em 2013, nasceu a ImpacTrip tornando-se no primeiro operador de Turismo Responsável em Portugal. Desde essa data a ImpacTrip já recebeu centenas de voluntários de mais de 52 nacionalidades diferentes, que nos últimos dois anos fizeram mais de 30 mil horas de voluntariado e que vêm fazer a diferença, num país diferente, enquanto aproveitam as férias. Viagens diferentes que fazem a diferença.