IDC e Startup Lisboa em parceria estratégica

A IDC, empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das tecnologias de informação e transformação digital, estabelece hoje um acordo alargado com a Startup Lisboa, uma referência na incubação de empresas de sucesso, assim como uma entidade pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups em Portugal.

No âmbito do acordo hoje assinado, e numa primeira fase, a IDC irá disponibilizar a sua vasta rede internacional de analistas e consultores assim como informação de mercado que permita o desenvolvimento das empresas apoiadas pela Startup Lisboa, permitindo-lhes validar tendências e quantificar dimensão e potencial de mercado para as suas soluções. As duas entidades prevêem fazer evoluir esta parceria de acordo com os resultados iniciais obtidos e com as iniciativas desenvolvidas no âmbito das suas respetivas atividades.

As empresas do ecossistema de empreendedorismo surgem regularmente associadas a tecnologias da terceira plataforma e dos aceleradores de inovação tal como definidos pela IDC há mais de dez anos como da Internet das Coisas, Cloud, Big Data, mobilidade, Inteligência Artificial, Robótica, Realidade Aumentada, Blockchain, entre outros. Logo, o conhecimento único e visão global da IDC são uma mais-valia muito relevante para os empreendedores que pretendam fazer crescer os seus projetos.

Para Gabriel Coimbra, vice-presidente e country manager para Portugal da IDC, este protocolo permitirá dinamizar o ecossistema de startups em Portugal e ao mesmo tempo acelerar o processo de Transformação Digital em Portugal. “As sinergias são enormes, a IDC dispõe de informação ímpar sobre o mercado tecnológico e digital e uma rede de mais de mil analistas, que permitirá às startups portuguesas terem acesso a conhecimento crítico para identificar oportunidades e crescer, assim como trará à IDC um contacto ainda mais próximo com as inovações desenvolvidas pelas startups portuguesas que poderão potenciar processos de transformação digital”, afirmou.

Para Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, este acordo assume especial relevância porque “acreditamos que a IDC irá dar um contributo importante para o crescimento das startups que apoiamos no mercado nacional, mas também nos mais exigentes mercados internacionais. É sem dúvida uma parceria que vai enriquecer a nossa proposta de valor para os empreendedores da nossa casa, dando-lhes acesso privilegiado a dados e informações sobre tendências da economia digital, o que contribuirá para o sucesso e competitividade dos seus projetos”.

Ainda no âmbito deste protocolo, as startups do portfólio da Startup Lisboa passam a ter acesso privilegiado aos eventos da IDC, e os membros da direção da Startup Lisboa passarão a ser convidados enquanto oradores em eventos da IDC, assim como os analistas e VPs da IDC irão participar nas iniciativas da Startup Lisboa. A IDC passará igualmente a integrar a rede de mentores da Startup Lisboa.

Acerca da IDC
Fundada em 1964, a IDC é hoje a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Transformação Digital. A IDC ajuda os profissionais de Tecnologias de Informação, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre tecnologia e estratégias de negócio baseadas em factos.

Mais de 1.100 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países. Há 50 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objetivos de negócio.

A IDC, há mais de 10 anos, previu o desenvolvimento da 3ª Plataforma de TIC, assim como tem liderado nos últimos anos, o desenvolvimento de “research” e “advisory em torno dos Aceleradores de Inovação e Transformação Digital.

Mais informações @ www.idcdx.pt/insights/

 

Acerca da Startup Lisboa
A Startup Lisboa é uma incubadora de empresas, sediada na Baixa de Lisboa e que conta actualmente com dois edifícios históricos reabilitados com espaços de trabalho para acolher startups nas áreas de tecnologia, comércio e turismo, e uma residência para empreendedores (Casa Startup Lisboa). Nasceu da vontade dos cidadãos, ao ter sido uma das ideias mais votadas no Orçamento Participativo de Lisboa, uma iniciativa do Município de Lisboa. Inaugurada em 2012, é uma associação privada sem fins lucrativos que conta com três entidades fundadoras: Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio. Desde 2012 já apoiou mais de 280 startups.

Mais informações @ www.startuplisboa.com