Data Journalism Awards - Prémio Startup Lisboa para investigação do ano

30707928_1788156294539897_6888506705261363200_n.jpg

A Startup Lisboa é parceira da edição deste ano dos Data Journalism Awards (DJA), um concurso organizado pela Global Editors Network para celebrar e creditar o que de melhor se produz na área do jornalismo de dados a nível mundial.

A Startup Lisboa irá atribuir o prémio de "Investigação do Ano", concedido à "melhor investigação baseada em dados, que utiliza a recolha e análise de dados para divulgar ou esclarecer um tópico de interesse público".

A Startup Lisboa como incubadora de empresas de base tecnológica e pelo seu papel no ecossistema empreendedor tem honra em associar-se a uma iniciativa que reconhece o papel da inovação e da tecnologia ao serviço da informação e capacitação dos cidadãos para um melhor entendimento do mundo global e das mais diversas realidades sociais.

As 12 categorias em competição nos DJA incluem distinções como ‘Best Data Journalism Team‘, ‘Innovation in Data Journalism‘ e ‘Data journalism website of the year’.

Os prémios serão entregues durante uma cerimónia em Lisboa no dia 31 de Maio, durante a conferência anual GEN Summit, o principal evento da Global Editors Network, que decorre em Lisboa (Pátio da Galé) pela primeira vez, de 30 de maio a 1 de junho.

Este ano, a Gen Summit reunirá mais de 800 participantes das áreas do jornalismo e tecnologia para discutir o futuro dos media e das notícias, com foco na forma como a inteligência artificial, interfaces de voz ou blockchain podem impactar as redações, melhorar sua eficiência e o envolvimento com os diversos públicos.

O concurso dos DJA recebeu 630 inscrições de 58 países, o que de acordo com a organização é “o maior número de inscrições desde o lançamento dos prémios em 2012”.
A lista das 99 nomeações pode ser vista aqui.