Apresentação da obra Indústrias do Futuro

Apresentação da obra Indústrias do Futuro, de Alec Ross

Cibersegurança, robótica ou uberização. As Indústrias do Futuro em debate na Startup Lisboa

Na próxima terça-feira, 7 de março, pelas 18h30, o Grupo Almedina e a Startup Lisboa lançam o debate sobre a economia mundial e as suas drásticas mudanças nos próximos 20 anos, tendo como mote a apresentação da obra Indústrias do Futuro, da autoria de Alec Ross. A parceria entre as duas entidades tem em vista a promoção e o incentivo à inovação e indústrias criativas. Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da Academia de Código, e Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk, fazem parte do painel de oradores.

Realiza-se no próximo dia 7 de março, pelas 18h30, a apresentação da obra “Indústrias do Futuro” do autor Alec Ross, um dos maiores especialistas norte-americanos em inovação. A apresentação, a ter lugar na StartUp Lisboa, contará com a participação de Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da Academia de Código, Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk, Paulo Ribeiro, Diretor de Unidade de Negócio da Actual Editora, e de Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, que desempenhará o papel de moderador nesta iniciativa que promete debater o papel da economia mundial em torno das indústrias-chave do futuro , como a robótica, ciências da vida avançadas, codificação do dinheiro, inteligência artificial, cibersegurança ou big data.

A parceria entre as duas entidades, que teve como ponto de partida a apresentação da obra “Geografia dos Génios”, no passado dia 23 de janeiro, abraça agora mais uma iniciativa com a apresentação da obra “Indústrias do Futuro”, mantendo assim o compromisso de promoção e incentivo à inovação e indústrias criativas, trazendo para a agenda do dia o conceito de smart cities, que nos conduz para a uma genialidade altamente criativa e para a criação de novas oportunidades e de novos empregos.

“As Indústrias do Futuro” é sobretudo um livro acerca da competitividade e daquilo que é preciso para as sociedades, as famílias e os indivíduos prosperarem a partir do fortalecimento do seu recurso mais crítico: as pessoas. Na obra, Ross aborda temas bastante atuais e polémicos relacionados, por exemplo, com a “uberização” da economia, deixando-nos alguns alertas: “Antes da chegada da Uber, havia em Milão, Itália e Lião, em França, duas ou três miniempresas de táxis que costumavam competir entre si. O proprietário de uma dessas empresas valeria um ou dois milhões de dólares. Seria um tipo rico na comunidade local. Havia disto em todas as cidades europeias. Deixaram todos de existir. O mesmo acontecerá no mundo inteiro (…) O resto do dinheiro fluirá para os acionistas da Uber, em Silicon Valley. Assim, um enorme pedaço do PIB italiano deslocar-se-á simplesmente para Silicon Valley.”

Alec Ross é um dos maiores especialistas americanos em inovação. Durante quatro anos, foi Consultor Sénior para a Inovação da Secretária de Estado Hillary Clinton, uma função que lhe mereceu o Prémio de Honra e Distinção pelo Departamento de Estado. É atualmente Distinguished Visiting Fellow na Universidade Johns Hopkins e trabalha como consultor de investidores, corporações e líderes governamentais. Alec Ross vive em Baltimore com a mulher e os seus três filhos pequenos.

Mais informações:

Salomé Serra | 925 300 339 | serra@nextpower.pt

Beatriz Monteiro | 969 171 443 | monteiro@nextpower.pt

 

Sobre o painel

Miguel Fontes (moderador)

Miguel Fontes é o diretor executivo da Startup Lisboa - http://www.startuplisboa.com. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE, tem desempenhado funções essencialmente de gestão, tendo sido administrador executivo da Aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., entre 2010 e 2015. Anteriormente, no setor privado, assumiu a gestão e administração de várias empresas, com responsabilidades na área comercial e de marketing, predominantemente no setor imobiliário. Foi também Secretário de Estado da Juventude, entre Novembro de 1997 e Abril de 2002.

Domingos Folque Guimarães

Co-Fundador da Academia de Código (http://www.academiadecodigo.org/), Domingos Folque Guimarães estudou cinematografia em Madrid, fez MA em Cinema em Londres e cursou a IESE Business School, em Nova Iorque. Trabalhou na indústria do entretenimento e do cinema como produtor, sócio e gerente. Digital Champion por Portugal na Comissão Europeia, Domingos é mentor na Startup Lisboa, business angel e fundador da Live Content.

Cristina Fonseca

Formada em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Instituto Superior Técnico, co-fundou a Talkdesk, a primeira startup portuguesa a ser aceite num programa de aceleração de renome dos Estados Unidos em 2011, sendo, por isso, uma das primeiras promotoras do empreendedorismo tecnológico em Portugal. A Talkdesk, que permite a qualquer empresa criar um call center em menos de 5 minutos, angariou quase $25 milhões de dólares de investimento nos últimos anos. Cristina é também membro dos Global Shapers, parte do Global Agenda Council on Europe, um grupo promovido pelo Fórum Económico Mundial, cujo papel é discutir e influenciar a estratégia da Europa, e foi reconhecida recentemente pela Forbes como “30 under 30”.

Regressou recentemente de um programa intensivo da Singularity University, onde, durante um verão, 80 pessoas do mundo da ciência e dos negócios se juntam para usar as mais recentes tecnologias para resolver os maiores desafios da humanidade.

Paulo Ribeiro

Paulo Moinhos Ribeiro tem 32 anos, é licenciado em Gestão e Marketing, e tem onze anos de experiência no sector livreiro. Atualmente é Diretor da Unidade de Negócios do Grupo Almedina.