About this project:

O SPEAK tem o objetivo de resolver o problema de exclusão sociocultural e de integrar imigrantes nas cidades onde vivem. É um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais que derruba a barreira linguística e que aproxima as pessoas. Qualquer um se pode inscrever para aprender uma língua e cultura ou voluntariar-se para ensinar uma língua e cultura do seu conhecimento. As turmas SPEAK têm pessoas de origens diferentes a aprender algo em comum, ao longo deste processo de aprendizagem, os participantes conhecem o “outro”, aprendem e exploram interesses comuns, quebram-se preconceitos, equívocos e promove-se a compreensão e cooperação entre as culturas. Paralelamente às aulas, existem eventos sociais criados pela própria comunidade.

Também existe o SPEAK PRO, uma ferramenta competitiva para desafios atuais do nosso mercado de trabalho, cada vez mais global e intercultural. O sucesso de experiências internacionais não passa exclusivamente pelo conhecimento da língua, mas também pelo conhecimento da cultura e pela capacidade de interação (criação de empatia) com os cidadãos locais. O SPEAK PRO tem cursos profissionais de línguas com foco na aprendizagem funcional da língua e da cultura e que aproximam os alunos de nativos. As aulas do SPEAK PRO são para empresas e indivíduos que têm necessidades específicas (urgência, foco, intensidade e duração do curso).

O SPEAK também oferece aos seus professores voluntários um programa de capacitação focado no desenvolvimento de competências pedagógicas. O objetivo é assegurar a qualidade do programa e ajudar estes professores a “migrar” do SPEAK para o SPEAK PRO, dando a imigrantes e indivíduos portugueses uma oportunidade de trabalho remunerada que muitas vezes significa tirar uma família de um estado de dependência de subsídio.

Fundadores:

Hugo Menino Aguiar

hma@speak.social

Mariana Brilhante

mariana@speak.social

Contactos:

www.speak.social