A Startup Lisboa lança esta semana a sua linha de merchandise com uma primeira coleção apparel da autoria da designer portuguesa Alexandra Moura.

Com o mote UP Lisboa, a coleção está disponível na loja online - https://startuplisboa.facestore.pt -, na plataforma da Facestore (https://facestore.pt/), startup incubada na Startup Lisboa, e na loja física, a partir de dia 7 de novembro, nas suas instalações na Baixa - Rua da Prata, 80, em Lisboa.

Uma campanha de mupis em Lisboa, a partir de dia 2 de novembro, com o apoio da empresa Cemusa, parceira de longa data da incubadora, assinala o momento em que a Startup Lisboa, nascida em 2012, abre uma nova área de atividade.

“A nossa missão é acolher e ajudar os empreendedores a desenvolver os seus negócios e promover o a inovação e a criação de emprego. A aposta em criar uma linha de merchandising deve-se à vontade de inovar e de potenciar a marca Startup Lisboa, que ao longo destes quase cinco anos de existência foi construída de forma orgânica e muito assente na comunidade de empreendedores que têm passado por esta casa, e também para garantir novas fontes de receita, numa altura em que queremos crescer e melhorar o apoio aos muitos empreendedores nacionais e internacionais que nos procuram”, sublinha Miguel Fontes, diretor executivo.

A primeira coleção, em colaboração com Alexandra Moura, representa um teste ao mercado numa altura em que Lisboa recebe milhares de empreendedores e players do ecossistema empreendedor mundial para a Web Summit.

“Escolhemos a Alexandra Moura porque além de ser uma designer de referência na moda portuguesa, com um trabalho notável, é uma empreendedora nata, com uma visão inovadora e apostada em colaborar com outras formas de estar no mercado.”, sublinha Ana Santiago, responsável pela comunicação da Startup Lisboa.

Em preparação está já uma coleção apparel mais conceptual e assinada pela designer de moda Alexandra Moura, que incluirá peças como blusões bombers e hoodies menos convencionais na linha do que tem sido a marca da criadora, que reintrepreta peças clássicas com uma visão artística, tornando-as intrigantes, dinâmicas e divertidas.

"A parceria com a Startup Lisboa é um delicioso desafio desde o início. Uma parceria entre pessoas empreendedoras. Em cada ideia nasce o entusiasmo, a paixão e a vontade de pôr mãos à obra em prol de um novo projeto. Parcerias assim alimentam a alma e a criatividade", diz Alexandra Moura.

 

Próximas coleções com criadores nacionais

A Startup Lisboa vai convidar outros criadores a juntarem-se ao projeto, como forma de apoiar a indústria nacional e os designers e artistas portugueses, não só na área da moda, como noutras áreas de criação de produto.

“Queremos que o merchandising Startup Lisboa seja para empreendedores e não só. Os nossos produtos serão um reflexo da criatividade nacional e de uma cidade inovadora e sofisticada, e ao mesmo tempo informal e tolerante”, Miguel Fontes.

A incubadora, que recentemente assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento do novo HUB empreendedor e criativo do Beato, que agregará nas antigas instalações da Manutenção Militar diferentes innovation makers nacionais e internacionais, pretende elevar o reconhecimento da marca Startup Lisboa e posicionar-se como incubadora de vocação internacional.

A pensar no mercado global, a loja online na Facestore (https://facestore.pt/) está construída em inglês e português, e na primeira coleção já disponível é possível perceber a aposta em conceitos que não se esgotam no setor do empreendedorismo e que podem cativar diferentes públicos.

As próximas coleções incluem também uma linha de t-shirts com citações únicas que poderão agora sair das quatro paredes da incubadora para a rua.
Ana Santiago confidencia que “frequentemente, em conversa com alguns empreendedores do prédio, ou nas redes sociais, vêm à baila frases ‘que ficavam mesmo bem escritas em t-shirts’. Costumamos brincar e dizer: olha, mais uma para as t-shirts da Startup Lisboa!”.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Startup Lisboa
www.startuplisboa.com

A Startup Lisboa é uma incubadora de empresas sediada na Baixa de Lisboa, que conta atualmente com três edifícios históricos reabilitados com espaços de trabalho e de residência (Casa Startup Lisboa) para acolher startups nas áreas tech, comércio e turismo, bem como um espaço no Aeroporto de Lisboa – o Airport Business Center. Inaugurada em 2012, é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio, que nasceu da vontade dos cidadãos, ao ter sido uma das ideias mais votadas no Orçamento Participativo de Lisboa. Assente numa comunidade que privilegia a partilha de conhecimento, a sua missão é apoiar o desenvolvimento e o crescimento das startups, ajudando-as a atrair clientes, investimento, a crescerem e tornarem-se globais. Tem atualmente cerca de 90 empresas incubadas, e um portfólio de 70 alumni no ativo. A Startup Lisboa tem ainda sob a sua responsabilidade direta o desenvolvimento do projeto do novo Hub empreendedor e criativo do Beato.

 

Alexandra Moura
www.alexandramoura.com

Sediada em Lisboa, Alexandra Moura cria coleções vanguardistas e contemporâneas para homens e mulheres, que refletem a sua personalidade e criatividade.

Com grande influência tanto nas artes e na cultura portuguesa, assim como num lado mais contemporâneo, a designer tem uma abordagem destemida à moda, com foco na expressão artística e um espírito excêntrico. Alexandra Moura reintrepreta peças clássicas com uma visão artística, que as torna intrigantes, dinâmicas e divertidas.

Explorando muito para além do que são peças do dia a dia, a designer procura uma nova abordagem para o vestuário. Sem estereótipos de género, e sem um uso convencional de tecidos e estampados, o seu trabalho caracteriza-se pelo avant-garde, reflectindo a sua paixão antiga pelo design de moda japonês. Esta influência esta presente no trabalho de Alexandra Moura, onde a alfaiataria clássica é reinventada de uma forma divertida, com a presença de tecidos texturizados e onde silhuetas modernas são trabalhadas, para criar formas ousadas e exageradas. Cada coleção é um misto entre o excêntrico e o usável.

Cada estação, a equipa de design Alexandra Moura, explora a ideia de que forças opostas se unem, jogando com ideias, texturas e referências contrastantes. O estilo romântico, está em união com um look urbano e clássico que se mistura com detalhes icónicos de sportswear. Looks femininos são subvertidos com o masculino.

Românticas e artísticas, as coleções, desenham paralelos distintos com a cultura portuguesa, que é reconhecida pelo seu espírito romântico e melancólico.

Impulsionada pela exploração conceptual, em alternativa ás tendências convencionais as coleções de Alexandra Moura são intemporais. Cada coleção revela as suas inspirações, como se de uma colagem de tecidos,  cor e texturas se tratasse.

Com uma mente muito criativa, e uma abordagem inteligente ao design, cada peça de Alexandra Moura é considerada uma expressão artística, projectada para proporcionar uma sensação de força, independência e individualidade a quem veste.

 

SOBRE
Uma designer portuguesa de referência e com um forte espírito de colaborações. Fora da sua marca, Alexandra Moura participa em projectos, incluindo o desenvolvimento de fardamentos e figurines, e lecciona no curso de Design de Moda - na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.

Em 2015, Alexandra Moura foi distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género pelo Secretário de Estado da Cultura, Assuntos Parlamentares e da Igualdade de Oportunidades. Os homenageados são reconhecidos com base em critérios como a relevância e coerência, inovação e pioneirismo da atividade artística, bem como o impacto cultural do trabalho produzido.

Como mentora da indústria para talentos emergentes, Alexandra Moura recebe frequentemente convites para palestras em conferências e exposições, como por exemplo, MUDE - Museu do Design e da Moda e Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.