A Startup Lisboa e a Roland Berger firmaram uma parceria estratégica para apoiar o crescimento de modelos de negócio inovadores em Portugal:

•    Suporte ao desenvolvimento do ecossistema digital português (startups e empresas)
•    Colaboração da Startup Lisboa com o ecossistema Terra Numerata™ da Roland Berger
•    Desenvolvimento de novos modelos de negócio para diferentes sectores, tais como Banca e Seguros, Retalho especializado, Saúde e outros
•    Desenvolvimento de iniciativas conjuntas no âmbito da parceria

A parceria almeja a criação de programas e iniciativas conjuntas centradas no desenvolvimento de novos modelos de negócio, originados em novas startups ou em grandes empresas. 

A cooperação entre as duas entidades pretende facilitar o acesso de grandes empresas, nomeadamente no sector de Banca e Seguros, Retalho especializado, Saúde e outros, a soluções disruptivas e de crescimento acelerado e potenciar o negócio de startups que tenham a Startup Lisboa como sua incubadora.

O acordo estabelecido entre a Startup Lisboa e a Roland Berger prevê um conjunto de iniciativas a desenvolver:  

1.    Consultoria: oferta de apoio de consultoria estratégica a startups pela Roland Berger
2.    Excubation: desenvolvimento de modelos de negócio digitais para grandes empresas em ambiente disruptivo e com envolvimento de startups
3.    Ecossistema digital: capitalização do ecossistema digital Terra Numerata™ da Roland Berger com materialização de iniciativas conjuntas com a Startup Lisboa
4.    Think Thank Digital: desenvolvimento de um centro de conhecimento de inovação digital centrado em Lisboa e a criação de um estudo conjunto a publicar anualmente
5.    Workshops e eventos conjuntos: realização de workshops e outros eventos conjuntos com startups e grandes empresas

A parceria hoje firmada não está limitada ao território nacional, prevendo a colaboração da Startup Lisboa com o ecossistema digital da Roland Berger – TerraNumerataTM – composto por grandes empresas internacionais (e.g. Visa), investidores de Venture Capital (e.g. E.ventures) e outras aceleradoras e incubadoras mundiais (e.g. NUMA). 

De acordo com Miguel Fontes, Director Executivo da Startup Lisboa, "Esta parceria com a Roland Berger representa a possibilidade de oferecer às nossas incubadas o acesso a um capital de experiência, de know-how e a uma vasta rede de contatos internacionais nos mais diversos sectores de atividade”.

De acordo com o Managing Partner da Roland Berger, António Bernardo, "Esta parceria é um marco histórico para o ecossistema digital Português, permitindo uma combinação sinergética entre a experiência de negócio dos nossos consultores e as competências de empreendedorismo e inovação existentes na Startup Lisboa. hAcontece num ano em que a cidade recebe um dos maiores eventos do mundo do empreendedorismo digital – Web Summit."

"O nosso acordo ganha relevância por potenciar a dinâmica de empreendedorismo digital que nasceu e todos os dias se desenvolve em Lisboa. Não só tem o mérito de levar o empreendedorismo digital às grandes empresas nacionais como contribui para a aceleração e desenvolvimento de jovens empresas." 

Startup Lisboa
A Startup Lisboa é uma incubadora de grande relevância no ecossistema digital e uma alavanca de desenvolvimento de startups em Portugal, estando actualmente num estado de crescimento acelerado. A sua missão passa por apoiar o desenvolvimento das startups incubadas nos primeiros anos de actividade, estando o seu âmbito de actuação suportado em quatro vectores críticos:
i.    Atracção e screening de startups a incubar
ii.    Instalação das startups no espaço da Startup Lisboa
iii.    Desenvolvimento e capacitação das startups incubadas
iv.    Agilização do interface entre startups incubadas e clientes e investidores
No contexto nacional, a Startup Lisboa é a incubadora de referência com maior projecção internacional.

Roland Berger
A Roland Berger é a única empresa no Top 5 de consultoria estratégica com origem europeia, contando hoje com mais de 50 escritórios a nível mundial e uma base de mais de 1.000 clientes. Em particular, no mercado português, a Roland Berger desenvolve uma actividade de sucesso há mais de 25 anos, colaborando com as principais empresas nacionais nos diferentes sectores.

Lisboa, 7 de Abril de 2016