A eSolidar, plataforma de e-commerce e leilões solidários, tornou-se na quarta empresa portuguesa a conseguir captar investimento de vários investidores de todo o mundo através da Internet, conseguindo igualmente atingir a maior operação de financiamento de empresas portuguesas através do equity crowdfunding.

A empresa lusa angariou 200.000 libras através de uma emissão de ações convertíveis junto de mais de 180 investidores. A operação realizou-se na Seedrs, a maior plataforma europeia de equity crowdfunding co-fundada e presidida pelo português Carlos Silva.

Entre as empresas portuguesas que já conseguiram completar com sucesso campanhas de financiamento na Seedrs estão a Coacher, a Agroop (que já realizou duas operações) e a Climber Hotel.

A eSolidar é uma plataforma de angariação de fundos que reúne quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, disponibilizando diversas ferramentas como lojas solidárias e leilões solidários com celebridades e experiências únicas, permitindo às organizações sem fins lucrativos angariarem os fundos que tanto necessitam.

Em dois anos, a eSolidar já conseguiu gerar mais de 182.000€ para centenas de causas sociais. Nesta plataforma podem encontrar mais de 3.000 produtos solidários que revertem para as mais de 700 instituições inscritas na eSolidar. No total, a eSolidar já realizou mais de 300 leilões solidários com sucesso.

Para Marco Barbosa "é muito relevante poder contar com mais 180 investidores que acreditam no nosso projeto e na nossa missão de suportar causas”.  “O objetivo agora é continuar com a expansão internacional do projeto, nomeadamente no Reino Unido e no Brasil, mas este financiamento servirá também para desenvolver ferramentas que permitam que as empresas possam potenciar o seu impacto social, envolvendo os colaboradores no processo", revela o fundador e diretor da eSolidar.

A Seedrs é a maior plataforma europeia de equity crowdfunding e acaba de publicar um relatório com uma análise aprofundada e inovadora sobre todas operações de financiamento feitas no seus quatro anos de existência.

De acordo com o ‘Porftolio Update’, entre julho de 2012 e até 31 de dezembro de 2015, foram financiados 253 negócios através da Seedrs, sendo que a maioria das operações aconteceu no ano passado, teve um valor inferior a 100 mil libras e com um modelo de negócio sobretudo digital.

Em termos de performance financeira, o portfolio de todas as startups financiadas na Seedrs apresenta uma taxa de retorno anualizada de 14%.

Para Filipe Portela, diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs, "o interesse de empresas portuguesas nesta nova modalidade para captar investimento tem crescido bastante, como também cresce o interesse dos investidores nesta classe de activos – ações de startups e PME's. A eSolidar  junta-se assim as mais de  250 empresas na Europa que encontraram investidores na Seedrs".

 

Sobre a Seedrs

 

A Seedrs é uma das principais plataformas de equity crowdfunding em todo o mundo. Permite que indivíduos e instituições invistam a quantidade que desejarem em diferentes empresas com forte potencial de crescimento, através de um processo online simples. Permite, também, que empresas de qualquer sector e em diferentes fases de crescimento levantem investimento de uma forma prática e transparente.

 

A plataforma está aberta a investidores e empresas na Europa, sendo que aceita campanhas e investimento em euros e libras.

 

Com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque e, mais recentemente em Amsterdão, a Seedrs já ultrapassou os 100 milhões de libras investidas em empresas em fase de arranque. Até ao final de 2015 contou com mais de 340 negócios na sua plataforma, provenientes de 24 países, e para os quais foram angariados investimentos de cerca de 94 milhões de dólares. Para este volume de negócio contribuíram investidores de 75 países que realizaram mais de 38 mil investimentos.

 

Foi a primeira plataforma a nível mundial a ter a sua atividade autorizada e regulada, especificamente pela Financial Conduct Authority no Reino Unido, e recebeu, recentemente, autorização da entidade supervisora britânica para operar em qualquer país da União Europeia.

 

Para mais informações, aceda a http://www.seedrs.com