Startup portuguesa angaria 200.000 libras através da Seedrs

 

eSolidar concretiza maior campanha

portuguesa de Equity Crowdfunding

 

  • Campanha da startup portuguesa eSolidar entrou em overfunding a uma semana do fim;
  • Trata-se da maior campanha de investimento de uma empresa portuguesa na Seedrs

 

Lisboa, 8 de setembro de 2016 – A eSolidar, plataforma de e-commerce e leilões solidários, tornou-se na quarta empresa portuguesa a conseguir captar investimento de vários investidores de todo o mundo através da Internet, conseguindo igualmente atingir a maior operação de financiamento de empresas portuguesas através do equity crowdfunding.

 

A empresa lusa angariou 200.000 libras através de uma emissão de ações convertíveis junto de mais de 180 investidores. A operação realizou-se na Seedrs, a maior plataforma europeia de equity crowdfunding co-fundada e presidida pelo português Carlos Silva.

 

Entre as empresas portuguesas que já conseguiram completar com sucesso campanhas de financiamento na Seedrs estão a Coacher, a Agroop (que já realizou duas operações) e a Climber Hotel.

 

A eSolidar é uma plataforma de angariação de fundos que reúne quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, disponibilizando diversas ferramentas como lojas solidárias e leilões solidários com celebridades e experiências únicas, permitindo às organizações sem fins lucrativos angariarem os fundos que tanto necessitam.

 

Em dois anos, a eSolidar já conseguiu gerar mais de 182.000€ para centenas de causas sociais. Nesta plataforma podem encontrar mais de 3.000 produtos solidários que revertem para as mais de 700 instituições inscritas na eSolidar. No total, a eSolidar já realizou mais de 300 leilões solidários com sucesso.

 

Para Marco Barbosa "é muito relevante poder contar com mais 180 investidores que acreditam no nosso projeto e na nossa missão de suportar causas”.  “O objetivo agora é continuar com a expansão internacional do projeto, nomeadamente no Reino Unido e no Brasil, mas este financiamento servirá também para desenvolver ferramentas que permitam que as empresas possam potenciar o seu impacto social, envolvendo os colaboradores no processo", revela o fundador e diretor da eSolidar.

 

A Seedrs é a maior plataforma europeia de equity crowdfunding e acaba de publicar um relatório com uma análise aprofundada e inovadora sobre todas operações de financiamento feitas no seus quatro anos de existência.

 

De acordo com o ‘Porftolio Update’, entre julho de 2012 e até 31 de dezembro de 2015, foram financiados 253 negócios através da Seedrs, sendo que a maioria das operações aconteceu no ano passado, teve um valor inferior a 100 mil libras e com um modelo de negócio sobretudo digital.

 

Em termos de performance financeira, o portfolio de todas as startups financiadas na Seedrs apresenta uma taxa de retorno anualizada de 14%.

 

Para Filipe Portela, diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs, "o interesse de empresas portuguesas nesta nova modalidade para captar investimento tem crescido bastante, como também cresce o interesse dos investidores nesta classe de activos – ações de startups e PME's. A eSolidar  junta-se assim as mais de  250 empresas na Europa que encontraram investidores na Seedrs".