Este é o primeiro passo de uma estratégia de internacionalização

A Doinn, uma plataforma tecnológica que faz a ponte entre gestores ou proprietários de apartamentos de alojamento local e fornecedores hoteleiros, vai iniciar a expansão dos seus serviços para a cidade de Paris, ficando o dia 26 de Setembro marcado como o primeiro dia de operações nesta cidade.

Operando atualmente nas zonas da grande Lisboa e do Porto, a Doinn permite a marcação online de serviços de limpeza, lavandaria, check-in, check-out e transfers. Estes serviços são prestados por fornecedores com experiência consolidada no setor de hotelaria, cujos colaboradores dispõem de formação especializada.

“Após a decisão pela expansão internacional e uma análise ao mercado internacional, optou-se por Paris, cidade onde se encontra o maior mercado de alojamento local do mundo. Este facto é demonstrado pelos vários estudos anuais, realizados pelo Airbnb, a maior referência do setor do arrendamento de curta duração.” , explica Rodrigo Tejana, responsável pelo crescimento internacional da Doinn. 

DOINN foi uma das Startups selecionadas para estar presente no Web Summit 

O passado dia 21 de Setembro, ficou também marcado pela escolha da Doinn como uma das 66 startups escolhidas para representar Portugal no Web Summit que acontecerá em Lisboa, entre os dias 7 e 10 de novembro. Fundado por Paddy Cosgrave e Daire Hickey, o Web Summit é o maior evento anual de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa, reunindo empreendedores e investidores de todo o mundo.

A Doinn, tem revelado um crescimento sustentado desde o início da sua atividade, em agosto de 2015, com ritmos de crescimento mensais médios na ordem dos 65%, desde o início do ano. Conta atualmente com cerca de 600 apartamentos registados na sua plataforma, localizados em Lisboa, Porto, Cascais e Paris. A expansão internacional, torna-se estratégica para a Doinn que, em conjunto com o seu investidor e parceiro Portugal Ventures, considerou este objetivo como prioritário. 

A Doinn foi uma das top 10 startups do Lisbon Challenge 2014, organizado pela Betai reconhecido como o quarto melhor acelerador na Europa. Após essa experiência passou por um período de incubação na Startup Lisboa, uma entidade reconhecida pelo apoio que presta às várias Startups que beneficiam não só de um espaço físico mas também acesso a mentoring, ações de networking, parceiros estratégicos e comunicação. Atualmente tem os seus escritórios sediados na Betai, considerada uma das maiores promotoras de startups e empreendedorismo do mundo.

 

Doinn

A Doinn é uma plataforma online onde os gestores ou propritários de alojamento local podem marcar e comprar serviços de apoio à sua atividade limpeza, lavandaria, check-in, check-out e transfers . O processo é simples e automático: basta criar a conta, adicionar os apartamentos e marcar os serviços – de forma manual ou integrando um calendário em formato iCal. 

Os serviços disponibilizados através da plataforma Doinn são prestados por fornecedores com experiência consolidada no setor de hotelaria, cujos colaboradores dispõem de formação especializada.Com um crescimento sustentado desde o início da sua operação em Agosto de 2015, a Doinn opera atualmente apenas na zona de Lisboa, Porto e Paris.

GÉNESE
Ainda em 2013 os fundadores da Doinn, Nuno e Noelia resolveram partir numa viagem à volta do mundo com o intuito de explorar outros paises e as suas culturas. Não foram sozinhos – levaram os miniNs: Naomi e Noah, na altura com 9 meses e 30 meses de idade. Pelo facto de viajarem com filhos, optaram por alojamento local, já que esta solução ajuda imenso pois proporciona mais espaço e a cozinha para confeição de refeições adequadas para crianças.

No entanto, depois de viajar durante 6 meses alojados em apartamentos Airbnb, perceberam que havia uma lacuna no mercado em relação aos serviços oferecidos aos hóspedes mas também na qualidade da limpeza e na hospitalidade à chegada aos apartamentos. “Não é correto pensar que os hóspedes de alojamento local gastam menos nas suas férias ou são menos exigentes que os hóspedes de um hotel. Poupam o ano todo para gastar nestes dias e gostam de viver em apartamentos limpinhos, com boa apresentação e com uma pessoa a recebê-los cordialmente, tal como nos habituaram os hotéis”  refere Nuno. Quando chegaram a Lisboa, puseram mãos à obra e desenvolveram uma plataforma simples que funcionava como um market place de serviços para alojamento local. Candidataram-se ao Lisbon Challenge, reconhecido como o quarto melhor acelerador na Europa. “A experiência foi óptima para establecer contactos, validar o modelo do negócio e beneficiar de inúmeras mentorias com grandes especialistas do mundo do empreendedorismo” diz Noelia Novella, sendo uma das top 10 startups do programa e uma das 10 empresas de turismo a ter em conta no ano 2015. Fundada em maio de 2015 a plataforma foi lançada em agosto.

FINANCIAMENTO

A Doinn foi fundada à base de capitais próprios. Um marco importante foi o investimento da Portugal Ventures em maio deste ano. “Estamos muito entusiasmados com a confiança que a Portugal Ventures depositou no projeto, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do turismo. Somos a primeira empresa do setor de Alojamento Local a receber um investimento da Portugal Ventures e para nós é um motivo de grande orgulho.” afirmou Noelia Novella, CEO da Doinn. A Doinn é também apoiada pelo programa Portugal 2020.

EQUIPA

Trabalham 9 pessoas, todas com experiência prévia na gestão dos seus negócios.

•    Noelia Novella: CEO. A Noelia é Espanhola e já trabalhou em 9 países europeus; tem 18 anos de experiência nas áreas de Business Development e Vendas.
•    Nuno Rodrigues: Product Manager. Ao longo dos 15 anos integrou diversos projetos de desenvolvimento e gestão de sistemas de informação. Trabalhou em 7 países. 
•    Weronika Figueiredo – CFO & Responsável Comercial – de origem luso-polaca; com mais de 10 anos de expriência nas áreas de Marketing e Comunicação, dos quais 8 passados no Jerónimo Martins.
•    Rodrigo Tejana – CMO & Growth Hacker – com background internacional (viveu em Madrid 7 anos) e cerca de 15 anos de experiência nas áreas de Business Development e Marketing.
•    Renato Marinho – CTO – oriundo do Rio de Janeiro, com cerca de 15 anos de experiência na área de desenlvimento e gestão de sistemas de informação. Gere uma equipa de 3 programadores: Gustavo, Victor e Carlos. 
•    Andreia Rosa – Chief Happiness Officer – responsável pela área de Apoio ao Cliente e quality assurance.

O Conselho de Administração da Doinn é presidido pela Noelia e conta commais dois membros: a Weronika e a Rita Pereira, representante da Portugal Ventures. Sendo um dos (muito) poucos boards femininos, destaca-se no panorâma empresarial português.