BOOK IN LOOP LANÇA NOVA PLATAFORMA ONLINE

CAMPANHA DE RECOLHA DE MANUAIS ESCOLARES ARRANCA HOJE DE NORTE A SUL DO PAÍS   

Todos os anos, a compra de manuais escolares é uma das maiores despesas para milhares de famílias quando chega a hora de regressar às aulas. Mas para quem optar pela troca e reutilização de manuais escolares, a poupança pode ser considerável. 
É aqui que surge a Book in Loop, uma empresa exclusivamente dedicada à compra e venda de livros usados com o objectivo principal de ajudar à poupança familiar. 
A nova plataforma online, já disponível em www.bookinloop.com, lança hoje uma campanha nacional de recolha de manuais escolares que conta com uma rede de lojas aderentes da Repsol e Alves Bandeira com 89 postos distribuídos de norte a sul do país.


Como funciona? 

O processo é simples, siga estes três passos: Partilhar, Entregar e Poupar! Quem tiver manuais usados acede www.bookinloop.com e fica a conhecer os vários pontos de recolha. As famílias podem entregar os livros nos locais ou, em alternativa, pedir à Book in Loop que os recolha em sua casa. 

Durante os meses de Junho e Julho, todos os livros entregues passam por um controlo de qualidade pedagogicamente certificado pela Universidade de Aveiro, de forma a garantir as condições de utilização. Antes do início do ano lectivo, serão colocados à venda no site (o prazo de entrega dos manuais termina a 31 de Julho tendo a compra início a partir de dia 1 de Agosto, contudo é possível efetuar reservas já a partir de 20 de Junho).
 
Em Agosto e Setembro, as famílias acedem novamente à plataforma, identificam o ano e a escola e a Book in Loop, com base no ano anterior, sugere os manuais escolares que serão necessários mediante disponibilidade de stock. Os manuais serão vendidos por 40% do PVP e metade desse valor será distribuído pelos utilizadores, que poderão utilizá-lo na plataforma ou transferi-lo para as suas contas bancárias.  
 

Quanto poupa?  

Fazendo contas, uma família que gaste 215 euros por ano, valor médio gasto anualmente por cada filho, pode poupar 129 euros ao comprar os livros na plataforma e ainda reaver 20% do que gastou no ano anterior se optar por entregá-los, um valor na ordem dos 40 euros. Isto significa que, ao fazer o loop completo de compra e venda, uma família poderá poupar até 80% nos manuais escolares, neste caso cerca de 170 euros. Quem tiver três filhos, a poupança pode atingir os 500 euros.

A Book in Loop é uma startup incubada na Startup Lisboa e no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde está sedeada, criada por João Bernardo, Manuel e Zé Pedro, três jovens naturais de Coimbra. “A ideia nasceu nas nossas cabeças quando ainda estávamos no secundário e ganhou força no Startup Weekend 2014 depois de o Zé Pedro, nosso mentor desde essa altura, se juntar à equipa. Constituímos a empresa em Agosto de 2015, recebemos um Angel Investment e entrámos em incubação física no Instituto Pedro Nunes em Novembro. Mais tarde chegámos à Startup Lisboa. A partir daí dedicámo-nos os três a full-time ao projeto.”
 
A empresa conta ainda com a experiência logística da Urbanos e com o apoio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Fundação PT e com grandes empresas e instituições nacionais. No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a Book in Loop associa-se à Cáritas Portuguesa no apoio ao projeto “Prioridade às Crianças” através da angariação de fundos para esta instituição.