Apresentação da obra Indústrias do Futuro, de Alec Ross

Cibersegurança, robótica ou uberização. As Indústrias do Futuro em debate na Startup Lisboa

Na próxima terça-feira, 7 de março, pelas 18h30, o Grupo Almedina e a Startup Lisboa lançam o debate sobre a economia mundial e as suas drásticas mudanças nos próximos 20 anos, tendo como mote a apresentação da obra Indústrias do Futuro, da autoria de Alec Ross. A parceria entre as duas entidades tem em vista a promoção e o incentivo à inovação e indústrias criativas. Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da Academia de Código, e Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk, fazem parte do painel de oradores.

Realiza-se no próximo dia 7 de março, pelas 18h30, a apresentação da obra “Indústrias do Futuro” do autor Alec Ross, um dos maiores especialistas norte-americanos em inovação. A apresentação, a ter lugar na StartUp Lisboa, contará com a participação de Domingos Folque Guimarães, Co-Fundador da Academia de Código, Cristina Fonseca, Co-Fundadora da Talkdesk, Paulo Ribeiro, Diretor de Unidade de Negócio da Actual Editora, e de Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, que desempenhará o papel de moderador nesta iniciativa que promete debater o papel da economia mundial em torno das indústrias-chave do futuro , como a robótica, ciências da vida avançadas, codificação do dinheiro, inteligência artificial, cibersegurança ou big data.

A parceria entre as duas entidades, que teve como ponto de partida a apresentação da obra “Geografia dos Génios”, no passado dia 23 de janeiro, abraça agora mais uma iniciativa com a apresentação da obra “Indústrias do Futuro”, mantendo assim o compromisso de promoção e incentivo à inovação e indústrias criativas, trazendo para a agenda do dia o conceito de smart cities, que nos conduz para a uma genialidade altamente criativa e para a criação de novas oportunidades e de novos empregos.

“As Indústrias do Futuro” é sobretudo um livro acerca da competitividade e daquilo que é preciso para as sociedades, as famílias e os indivíduos prosperarem a partir do fortalecimento do seu recurso mais crítico: as pessoas. Na obra, Ross aborda temas bastante atuais e polémicos relacionados, por exemplo, com a “uberização” da economia, deixando-nos alguns alertas: “Antes da chegada da Uber, havia em Milão, Itália e Lião, em França, duas ou três miniempresas de táxis que costumavam competir entre si. O proprietário de uma dessas empresas valeria um ou dois milhões de dólares. Seria um tipo rico na comunidade local. Havia disto em todas as cidades europeias. Deixaram todos de existir. O mesmo acontecerá no mundo inteiro (…) O resto do dinheiro fluirá para os acionistas da Uber, em Silicon Valley. Assim, um enorme pedaço do PIB italiano deslocar-se-á simplesmente para Silicon Valley.”

Alec Ross é um dos maiores especialistas americanos em inovação. Durante quatro anos, foi Consultor Sénior para a Inovação da Secretária de Estado Hillary Clinton, uma função que lhe mereceu o Prémio de Honra e Distinção pelo Departamento de Estado. É atualmente Distinguished Visiting Fellow na Universidade Johns Hopkins e trabalha como consultor de investidores, corporações e líderes governamentais. Alec Ross vive em Baltimore com a mulher e os seus três filhos pequenos.

Mais informações:

Salomé Serra | 925 300 339 | serra@nextpower.pt

Beatriz Monteiro | 969 171 443 | monteiro@nextpower.pt

 

Sobre o painel

Miguel Fontes (moderador)

Miguel Fontes é o diretor executivo da Startup Lisboa - http://www.startuplisboa.com. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE, tem desempenhado funções essencialmente de gestão, tendo sido administrador executivo da Aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., entre 2010 e 2015. Anteriormente, no setor privado, assumiu a gestão e administração de várias empresas, com responsabilidades na área comercial e de marketing, predominantemente no setor imobiliário. Foi também Secretário de Estado da Juventude, entre Novembro de 1997 e Abril de 2002.

Domingos Folque Guimarães

Co-Fundador da Academia de Código (http://www.academiadecodigo.org/), Domingos Folque Guimarães estudou cinematografia em Madrid, fez MA em Cinema em Londres e cursou a IESE Business School, em Nova Iorque. Trabalhou na indústria do entretenimento e do cinema como produtor, sócio e gerente. Digital Champion por Portugal na Comissão Europeia, Domingos é mentor na Startup Lisboa, business angel e fundador da Live Content.

Cristina Fonseca

Formada em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Instituto Superior Técnico, co-fundou a Talkdesk, a primeira startup portuguesa a ser aceite num programa de aceleração de renome dos Estados Unidos em 2011, sendo, por isso, uma das primeiras promotoras do empreendedorismo tecnológico em Portugal. A Talkdesk, que permite a qualquer empresa criar um call center em menos de 5 minutos, angariou quase $25 milhões de dólares de investimento nos últimos anos. Cristina é também membro dos Global Shapers, parte do Global Agenda Council on Europe, um grupo promovido pelo Fórum Económico Mundial, cujo papel é discutir e influenciar a estratégia da Europa, e foi reconhecida recentemente pela Forbes como “30 under 30”.

Regressou recentemente de um programa intensivo da Singularity University, onde, durante um verão, 80 pessoas do mundo da ciência e dos negócios se juntam para usar as mais recentes tecnologias para resolver os maiores desafios da humanidade.

Paulo Ribeiro

Paulo Moinhos Ribeiro tem 32 anos, é licenciado em Gestão e Marketing, e tem onze anos de experiência no sector livreiro. Atualmente é Diretor da Unidade de Negócios do Grupo Almedina.