Tendo como base as preferências dos utilizadores do comparador de telecomunicações e a importância que estes atribuíram a cada uma das componentes dos diferentes tipos de pacotes, o ComparaJá.pt escrutinou as ofertas das várias operadoras de forma a identificar os pacotes mais competitivos – relação qualidade/custo - para cada um dos perfis de consumo. Às ofertas que se destacaram em cada uma das categorias em análise foram atribuídos os seguintes distintivos de qualidade:

Pacote Triple-Play mais competitivo: nesta categoria foi a MEO que levou a melhor com a oferta “Total 100”, pacote que inclui, por uma mensalidade de 44,99 euros, 100 Mbps de velocidade de internet (download e upload), 200 canais de TV e chamadas ilimitadas para números nacionais e 1.000 minutos para 50 destinos internacionais no telefone fixo.

Pacote Quadruple-Play mais competitivo: a NOWO destacou-se por oferecer, por 42,99 euros/mês, internet com velocidade de download de 200 Mbps e 15 Mbps de upload, 140 canais de TV, 9.000 minutos para números nacionais e 1.000 minutos para 50 destinos internacionais no telefone fixo e, no telemóvel, 4.000 minutos ou SMS juntamente com 4 GB de dados móveis.

Melhor pacote para fãs de Desporto: neste o âmbito o “M4O TOP” da MEO foi o pacote distinguido (custo de 61,99€/mês na versão com 3GB de dados móveis). Esta oferta incluiu 13 canais base, entre os quais três são exclusivos – A BOLA TVBarça TV e Real Madrid TV -, e permite acesso às soluções premium padrão desta categoria – SPORT TVPFC e Benfica TV.

Melhor pacote para fãs de Filmes e Séries: a oferta vencedora foi a “NOS 4 (UMA TV)”, da NOS, que inclui 18 canais base, dos quais um é exclusivo – Sundance TV -, e que permite acesso a um conjunto alargado de canais canais premium (custo mensal acrescido) -  SET AsiaSET MaxTVCine (1, 2, 3 e 4) & TVSéries e ZEE TV – bem como a um serviço adiconal de streaming, o N Play. A operadora oferece ainda, de forma gratuita, o acesso à app FOX Play e a descontos em bilhetes de cinema.

Melhor TV Box: nesta categoria que contou com o contributo de 650 consumidores, os quais foram inquiridos relativamente à satisfação com a usabilidade da plataforma de cada operadora, a Vodafone venceu com destaque. Facilidade em aceder a conteúdos transmitidos em dias anteriores e rapidez no retrocesso na emissão dos programas foram dos pontos mais valorizados.

Nas restantes categorias, “Melhor pacote para Crianças” e “Eleição do Utilizador” (oferta mais competitiva com TV, Internet e Telemóvel), a NOS e a NOWO foram as operadoras que, respetivamente, foram premiadas. A explicação detalhada dos pressupostos de cada categoria desta “1ª Edição dos Prémios de Telecomunicações”, bem como a metodologia utilizada, podem ser consultadas na página do portal de comparação.

 

Metade dos portugueses não quer telefone no pacote de telecomunicações

 

Em apenas três meses, a ferramenta de comparação de pacotes de telecomunicações que a plataforma ComparaJá.pt disponibiliza gratuitamente registou mais de 12.500 simulações. Como resultado desta forte adesão dos consumidores, o portal independente teve acesso a dados únicos sobre as preferências dos portugueses que indicam novas tendências neste mercado: mais de metade dos subscritores de pacotes de telecomunicações considerar o telefone fixo um serviço irrelevante (63% nos 3P e 49% no 4P) é um dos factos em destaque.

As preferências dos utilizadores do comparador de TV Net Voz lançado a 17 de maio indicam também que a qualidade da internet assume mais importância do que a qualidade do serviço de televisão na hora de escolher o melhor pacote 3P (Televisão, Internet e Telefone Fixo). Também nos serviços 4P (Televisão, Internet, Telefone Fixo, Telemóvel) a qualidade do serviço de televisão é menos relevante do que a qualidade dos serviços de telemóvel e internet - este primeiro sobrepõe-se ligeiramente - em termos de impacto na seleção do pacote.

“O facto de existirem tantos consumidores a considerar o Telefone Fixo uma componente irrelevante para a ponderação do melhor pacote triple-play vem revelar que as operadoras não estão a ir ao encontro às necessidades dos portugueses. Precisamos que o mercado comece a disponibilizar pacotes com TV e Internet, bem como pacotes com TV, Internet e Telemóvel, que sejam competitivos e que se adequem às exigências dos clientes”, afirma José Figueiredo, diretor geral do ComparaJá.pt.

Já no que diz respeito às tendências a nível regional, é percetível que as famílias da Madeira e dos Açores são quem mais procura adicionar canais premium aos seus pacotes, bem como são quem mais procura serviços 5P (Televisão, Internet, Telefone Fixo, Telemóvel e Banda Larga Móvel).

Por outro lado, é nos distritos de Aveiro e Castelo Branco que os pacotes 4P base são mais procurados (39%) e é no distrito Leiria (40%) que os serviços 3P base são mais procurados. Por sua vez, os habitantes de Viana do Castelo (26%) são quem menos procura pacotes 3P base e os madeirenses são quem menos procura os pacotes 4P base (22).

 

Ajudar mensalmente 37.500 famílias portuguesas já em 2019

“Atendendo a que a grande maioria dos subscritores está fidelizada por 24 meses, pelo que todos os anos se deverão renovar perto de 1,725 Milhões de contratos, algo como 145 mil por mês, as nossas expectativas passam por conseguir ajudar, já no início de 2018, cerca de 10% deste total mensal – 15.000 consumidores – e, no final do ano seguinte, ajudar 25% deste total mensal – aproximadamente 37.500 famílias portuguesas”, explica José Figueiredo.

Nascido em 2015 com o objetivo de oferecer aos consumidores nacionais a possibilidade de identificarem e adquirirem os produtos e serviços financeiros mais adequados às suas necessidades, de forma simples e com poupanças significativas de tempo e dinheiro, o ComparaJá.pt disponibiliza atualmente ferramentas gratuitas de comparação de Crédito à Habitação, Crédito Pessoal, Cartões de Crédito e pacotes de Telecomunicações. Mas a ambição é continuar a expandir o seu portefólio.

Nos próximos meses iremos lançar uma nova ferramenta gratuita que vai permitir, pela primeira vez, comparar todas as ofertas de Seguro Automóvel existentes no mercado português. Estamos convictos de que, tal como está a acontecer com o comparador dedicado às telecomunicações, os consumidores irão aderir em força às vantagens de escrutinar as melhores ofertas para o seu perfil antes de subscrever o que quer que seja”, revela o responsável do ComparaJá.pt

 

 

Sobre o ComparaJá.pt

O ComparaJá.pt é uma plataforma online gratuita e independente de comparação e análise de produtos e serviços financeiros que oferece aos utilizadores a possibilidade de identificar e adquirir a solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.

Com o objetivo de ajudar os consumidores portugueses a tomarem decisões informadas acerca dos diferentes aspetos da sua vida financeira, desde a aplicação de poupanças ou recurso ao crédito à gestão dos rendimentos mensais, a equipa do ComparaJá.pt desenvolve diariamente conteúdos informativos com livre acesso através do seu blog.

A plataforma do ComparaJá.pt, desenvolvida com recurso a tecnologia avançada, permite comparar uma grande diversidade de opções financeiras através de filtros escolhidos pelo utilizador e, em menos de 30 segundos, apresentar as soluções mais vantajosas.

Com um portefólio atualizado diariamente, os produtos disponibilizados atualmente são os Cartões de Crédito, o Crédito Pessoal, o Crédito à Habitação e os pacotes de Telecomunicações. Nos próximos meses, a atividade do ComparaJá.pt vai ser alargada ao setor dos Seguros com o lançamento da comparação de Seguro Automóvel.